-
-
Tamanho: 200ml
-
Cor:
- Amarelo
- Azul
- Branco Clarificante
- Canela
- Carvalho
- Castanho
- Castanho Bg
- Cedro
- Cerejeira
- Chocolate
- Curupixá
- Envelhecido
- Imbuia
- Ipê
- Laranja
- Marfim
- Marrom Mogno
- Mel
- Mel Bg
- Mogno A
- Mogno Bg
- Mogno Escuro
- Mogno R
- Nogueira
- Pinhão
- Preto
- Tabaco
- Verde
- Vermelho
- Vinho
- Ébano
-
Você também pode gostar de
Descrição do Produto
Tingidor para Madeira Premium Sisal - 200ml
Modo de uso:
Qual Diluente Usar?
No thinner, álcool (96 ou 99), acetona, diluentes e selador recomendamos diluir o tingidor desta forma: 1 parte de tingidor para em média 10 partes de diluente para obter uma cor forte, intensa. Diluindo mais, a cor vai ficar menos intensa, e o produto rende mais.Percentual de diluição: o tingidor SISAL é superconcentrado. Portanto, recomenda-se diluir antes de aplicar. Mas o tingidor também pode ser usado puro, assim como pode ser diluído em 5,10, 20 ou mais partes de diluente. O percentual de diluição vai interferir diretamente na intensidade da cor e no rendimento do produto.
No verniz recomendamos que o tingidor não ultrapasse 5% da mistura, pois acima desse percentual as características físicas e químicas do verniz podem ser modificadas.
| DILUENTE RECOMENDADO | DILUENTE NÃO RECOMENDADO |
| Diluente Premium Sisal | Diluentes que contenham AGUÁRRAZ |
| Thinner para diluição |
Thinner recuperado / ou thinner para limpeza |
| Álcool (96 ou 99) | Álcool percentual menor que 96 – Pode ser usado, mas devido ao percentual de água, pode dar mancha. Álcool combustível – devido aos aditivos |
| Acetona industrial | Acetona de unha – contém muita água |
|
Diluentes para tintas |
Diluentes para tintas que contenham AGUARRÁZ na composição |
| Selador para madeira Verniz para madeira (no máximo 5% de tingidor na mistura) |
Água – pois o nosso tingidor não tem a mesma afinidade química do que com os solventes. |

No que posso aplicar (substratos)?
O tingidor da SISAL foi desenvolvido especialmente para uso em MADEIRA MACIÇA, mas é um produto versátil e também pode ser usado com sucesso em qualquer derivado de madeira, assim como MDF, lâmina de madeira, palha, vime, e até materiais bem diferentes como gesso, couro e resina epóxi.
Preparo do substrato:
A superfície que irá receber o tingidor deve receber o preparo adequado. No caso de madeira, precisa ser lixada, e para um acabamento ainda mais ‘’macio e sedoso’’ deve-se usar selador.
Outros materiais como couro, gesso, palha, vime ou cordas não precisam ser lixados.
Móveis: Normalmente é usado selador antes ou depois do tingidor como base para poder lixar. No caso de aplicar o tingidor depois do selador, pode ‘’arrepiar’’ a peça, pois o tingidor contém solventes que causam este efeito, mas aí é só lixar novamente com uma lixa mais fina. Após o preparo com selador e o tingimento, usa-se verniz como acabamento.
Móveis rústicos e artesanato: Normalmente o processo consiste em tingir a peça após lixar e usar verniz ou selador para acabamento.
Não usar o tingidor em cima de MELAMINA (chapas prontas que já vem com acabamento resinado), ou acabamentos como VERNIZ ,LACA, CERA, FÓRMICA, ETC.
No caso de a madeira já ter um acabamento com verniz, primeiramente remover por completo o verniz com lixa e após aplicar o tingidor Sisal.
Secagem:
Em geral é rápida, podendo levar de 5 segundos à alguns minutos.
Tudo depende de qual diluente foi utilizado (alguns demoram mais, outros são muito rápidos) e do clima na sua região. Por exemplo: em um dia frio e chuvoso no inverno a secagem pode ser muito lenta, já em um dia quente e seco de verão pode secar em poucos segundos.
Acabamentos recomendados:
É indispensável o uso de acabamento após o tingimento, pois é o acabamento que protege a pintura do desgaste da cor e para que a cor não transfira para outra peça, ou pele quem tocá-la.
Os acabamentos só devem ser aplicados após a secagem TOTAL do tingidor. A não ser que tenham sido misturados ao tingidor, no caso de compatibilidade.
-Vernizes para uso em madeira (base água também podem ser utilizados como acabamento, desde que sejam aplicados depois da secagem total do tingidor e não sejam misturados com o tingidor).
-Seladores para uso em madeira
-Resina epóxi
-Ceras
-Lacas
Recomendações:
O tingidor é um produto que tem certa TRANSPARÊNCIA, ou seja: ele colore, mas ele não cobre completamente a madeira como uma tinta. Portanto, existem alguns fatores que influenciam nisso:
- O tipo de madeira, e a cor original da madeira. Se você tingir duas madeiras diferentes com a mesma cor de tingidor, você terá resultados diferentes.
- O diluente utilizado. Alguns diluentes podem ter uma leve coloração, o que altera a cor do tingidor. ( O Diluente Sisal é incolor, portanto não interfere na cor).
- O percentual de diluição. Diluindo MAIS ou MENOS, você terá resultados totalmente diferentes quanto à intensidade da cor.
- O método de pintura. A maneira como o tingidor é aplicado na madeira, pode mudar o tom da cor.
- O acabamento utilizado. O percentual de brilho do acabamento pode deixar a cor com outro aspecto.
- O tingidor é um produto que possui cor, mas tem certa transparência, portanto, ele se mistura à cor da superfície a ser aplicada.
A partir das fotos das cores, identifique a mais próxima do tom desejado, e faça um teste para confirmar.
Não recomendamos a MISTURA do Tingidor Premium em outros produtos base água, pois ele foi desenvolvido para ter a solubilidade e desempenho ideais em produtos base solvente. Outro fator é que existem MUITOS produtos base água e de diferentes formulações podendo apresentar alguma incompatibilidade ou perda de performance. Mas pode aplicar o verniz base água em cima da superfície tingida, depois que o tingidor estiver 100% seco.
Diferente de outras tintas, no tingidor não tem como determinar o rendimento por m2 , por vários motivos, são estes:
1. Rendimento: Ao comprar uma tinta, já vem a instrução na embalagem do quanto rende, pois a maneira de usar é uma só, em geral ‘’diluir em 10% de água/diluente’’ , já no tingidor fica a critério de escolha do cliente.
2. Absorção: A tinta não penetra na madeira, então não ‘usa’ o rendimento do produto nessa absorção, já o tingidor penetra na madeira e perde o rendimento. Além disso, cada madeira tem uma absorção diferente, umas são mais porosas, outras são menos, algumas tem muita resina também, tudo isso interfere diretamente no rendimento do tingidor.
3. O tom desejado: Ao escolher uma das cores do nosso catálogo, o tingidor vem concentrado, e você precisará diluir para utilizar. Nós recomendamos diluir 1 parte de tingidor em 10 partes de diluente, mas o cliente pode diluir mais ou menos, de acordo com o tom que deseja. Temos clientes que diluem 1 p/ 6 pois querem bem escuro, e outros que diluem 1 p/ 20 pois preferem um tom mais claro daquela cor.
4. O método de pintura:Pode ser aplicado com PISTOLA, PINCEL, BONECA, IMERSÃO. Imersão utiliza bastante produto, pistola pode usar muito ou pouco produto, depende da regulagem do jato, boneca utiliza bastante também, e pincel pode ser um dos mais econômicos, mas tudo depende de qual o seu método preferido e do resultado que deseja chegar.
É necessário e indispensável o uso de ACABAMENTO, podendo ser verniz, selador (fundo acabamento), ou até mesmo a famosa resina epóxi.
O Tingidor apenas colore a madeira, e o acabamento protege a pintura. Se não houver acabamento, e você tocar na peça com a mão suada ou molhada, o tingidor vai manchar sua pele. Imagine uma cadeira tingida e sem acabamento... Se você se sentar nesta cadeira, ela com certeza irá manchar a sua roupa. Portanto, sim, o acabamento é indispensável.
Avaliações dos Clientes
-
Aline M.23/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Aline M.23/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Caio S.21/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Eduardo M.18/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Simone M.14/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Heloísa D.12/10/2025Eu recomendo esse produto.
Ótima experiência!A prateleira é idêntica à imagem! Qualidade ótima e super resistente.
Fui muuito bem atendida whatsapp e todas minhas dúvidas foram supridas de forma clara, objetiva e super humanizada!
O produto veio muito bem embalado, foi até difícil chegar no produto de tanta proteção hahhaha
Gostei muito mesmo e indico de olhos fechados.
Parabéns pela equipe, fabricação, produto e atendimento. Com certeza voltarei a comprarProduto: Prateleira Decorativa de Parede em Madeira Pinus com Borda Orgânica Irregular -
Thaysla P.11/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Anônimo10/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Martha H.09/10/2025Eu recomendo esse produto.
-
Jeanette B.09/10/2025Eu recomendo esse produto.